A Secretaria de Saúde de Bezerros ampliou a faixa etária de vacinação para aplicação da terceira dose (também chamada dose de reforço) contra à Covid-19. Agora, pessoas imunossupressoras, acima de 12 anos, já podem receber o imunizante contra o Coronavírus. Confira a lista:
- Imunodeficiência primária grave.
- Quimioterapia para câncer.
- Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras.
- Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4.
- Uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente.
- Pacientes em hemodiálise.
- Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).
As pessoas desse grupo poderão tomar a vacina com o intervalo mínimo de 28 dias, após a segunda dose, independente do fabricante. Basta apresentar documento que comprove a imunossupressão associada, anexada junto a planilha.
Outros grupos também já podem receber a dose de reforço, respeitando o intervalo de tempo após o recebimento da segunda dose:
- Profissionais da saúde com 04 meses após a segunda dose.
- Pessoas de 18 anos a 54 anos com 05 meses após a segunda dose.
- Pessoas com 55 anos ou mais com 04 meses após a segunda dose.
É importante destacar que a vacina a ser utilizada para a dose de reforço permanece sendo da marca Pfizer, para todos os públicos citados acima. Já para a população que tomou o imunizante da Janssen/Johnson & Johnson (anteriormente, dose única no Brasil), deverá esperar o município receber novo lote da vacina para receber a segunda dose.
Outro ponto em destaque é que não é mais necessário o agendamento prévio para tomar o imunizante, seja para primeira e segunda dose, dose única ou dose de reforço. Basta dirigir-se até o Centro Covid-19, fica localizado na Avenida Monsenhor José Florentino, S/N – Bairro Santo Amaro, de segunda a sexta-feira, das 08h às 19h, e no sábado e domingo, das 08h às 16h, levando documentação pessoal e o cartão de vacinação.